IFBB Campeonato Europeu

Pedro Conde vice-campeão 
europeu de Men’s Physique

Ao campeonato regional e nacional de Men’s Physique, o jovem povoense Pedro Conde junta agora o título de vice-campeão europeu, numa prova que decorreu no passado fim-de-semana, na cidade de Barcelona, em Espanha. Envergando a camisola da selecção nacional, o jovem povoense arrecadou duas medalhas de prata, na categoria júnior e na categoria men’s physique até 1,73 m. Um grande feito para um jovem que iniciou a competição apenas há um ano. A todas estas conquistas, Pedro Conde era o mais jovem atleta em prova. O sonho de há muito foi agora concretizado, fruto de muito empenho, esforço e dedicação. Ao treino, junta-se uma alimentação rigorosa, com o jovem povoense a não descurar qualquer pormenor.
Os melhores de cada país reuniram-se em Barcelona e, na categoria Men’s Physique, brilhou. Pedro Conde representou a Federação Portuguesa de Culturismo, integrando uma comitiva de cerca de 15 atletas.
“Nunca esperei ganhar estas medalhas. Já há muito que sonhava ter uma destas em casa e trouxe duas”, referiu Pedro Conde ao ‘Maria da Fonte’. Os apoios em termos nacionais são nulos, valendo o apoio de empresas do concelho e da autarquia para esta deslocação a Barcelona.
“Apoios existem poucos em Portugal mas eu, por acaso, tenho a sorte de ter patrocinadores que me apoiam todos os meses”, explicou o jovem atletas, referindo que, por mês, gasta 500 euros na alimentação.
“Comecei a preparação para esta prova em 26 de Dezembro. Levanto-me bem cedo, por volta das 6h30 da manhã, para realizar uma caminhada. Depois, vou para as aulas e tenho de levar as minhas refeições, que são sete normalmente. Ao fim das aulas, volto aos treinos”, explica Pedro Conde, aluno do terceiro ano do Curso de Engenharia de Sistemas de Informação.
“Era o atleta mais novo. Para mim, ficar no top 6 já era muito bom mas quando percebi que iam chamando os outros e eu ficando para trás, percebi que tinha ganho a medalha de prata passou-me tudo pela cabeça, tudo o que me privei, tudo o que fiz. Valeu a pena”, explica.
Na hora dos agradecimentos, Pedro Conde não esquece os pais, o irmão e todos os amigos, apoios importantes na sua caminhada. À família de sangue, junta-se também a família de coração - a família Carvalho, que o tem acompanhado desde criança e que vibram com as suas conquistas.
“É muito complicado e exigente, não só fisicamente mas também psicologicamente, porque eu tenho 22 anos, mas por exemplo não posso sair à noite, não posso ter uma vida social de um jovem de 22 anos, e isso também faz falta.